sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Projeto Sacola de Leitura

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados, além de desenvolver a imaginação, a capacidade de ouvir o outro, de interpretar e de se expressar. Mais que isso, a leitura de histórias aproxima o sujeito do universo da leitura e colabora para o desenvolvimento da escrita.

Por isso, é importante favorecermos a familiaridade dos alunos com os livros e a ampliação de seu conhecimento. Isso só é possível por meio do contato regular com os textos e de sua participação em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os educadores são os principais agentes na promoção dessa prática e a biblioteca, o principal espaço para isso.

Esse projeto pretende fazer com que o aluno tenha prazer em ler, compartilhe com sua família e consiga transmitir aos outros o que leu. Além disso, visa fazer com que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola, além de proporcionar interação entre aluno-aluno, educador-aluno e família.

Segundo COSSON ( 2007, p. 27) "a leitura é, de fato, um ato solitário, mas a interpretação é um ato solidário".

Toda semana um aluno de acordo com a lista de chamada levará para casa uma sacola com um livro de literatura e um caderno de registros. O aluno ficará com a sacola no final de semana e terá que devolver na segunda feira. Nesse período, o leitor deverá ler o livro compartilhando-o com a sua família, ou pedindo para seus familiares lerem para eles. Deverá ser feito um registro no caderno, onde preencherá um cabeçalho com informações do livro, como: título do livro, nome do autor, da editora e o número de páginas. Poderá ser feito colagem, escrita, desenho, resumo, resenha, qualquer outra forma de expressão gráfica de acordo com o nível de aprendizagem do aluno. O estímulo e o apoio familiar são de extrema importância no processo de aprendizagem da leitura. Poderá ser feito pelo aluno caso o professor e a auxiliar de biblioteca tenham disponibilidade um reconto para os colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário