As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de
contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados, além de desenvolver a
imaginação, a capacidade de ouvir o outro, de interpretar e de se expressar.
Mais que isso, a leitura de histórias aproxima o sujeito do universo da leitura
e colabora para o desenvolvimento da escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade dos alunos com os livros
e a ampliação de seu conhecimento. Isso só é possível por meio do contato
regular com os textos e de sua participação em situações diversas de conto e
leitura. Sabe-se que os educadores são os principais agentes na promoção dessa
prática e a biblioteca, o principal espaço para isso.
Esse projeto pretende fazer com que o aluno tenha prazer em ler, compartilhe
com sua família e consiga transmitir aos outros o que leu. Além disso, visa
fazer com que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais
uma das atividades de escola, além de proporcionar interação entre aluno-aluno,
educador-aluno e família.
Segundo COSSON ( 2007, p. 27) "a leitura é, de fato, um ato solitário,
mas a interpretação é um ato solidário".
Toda semana um aluno de acordo com a lista de chamada levará para casa uma
sacola com um livro de literatura e um caderno de registros. O aluno ficará com
a sacola no final de semana e terá que devolver na segunda feira. Nesse período,
o leitor deverá ler o livro compartilhando-o com a sua família, ou pedindo para
seus familiares lerem para eles. Deverá ser feito um registro no caderno, onde
preencherá um cabeçalho com informações do livro, como: título do livro, nome do
autor, da editora e o número de páginas. Poderá ser feito colagem, escrita,
desenho, resumo, resenha, qualquer outra forma de expressão gráfica de acordo
com o nível de aprendizagem do aluno. O estímulo e o apoio familiar são de
extrema importância no processo de aprendizagem da leitura. Poderá ser feito
pelo aluno caso o professor e a auxiliar de biblioteca tenham disponibilidade um
reconto para os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário